Associação Sócio-Terapêutica de Almeida, IPSS

  • 3.JPG
  • 7.jpg
  • H.JPG
  • RevistaASTA_2016-Capa.jpg

No contexto do nosso tema de trabalho para 2008, “A Ecologia, nasceu o conceito ECO–ASTA que, pretendemos ir transformando num projecto abrangente de ideias e acções susceptíveis de irem ao encontro a uma ecologia ambiental, social e humana. Assim, iniciámos um processo de sensibilização para a sustentabilidade, junto das comunidades circundantes, instituições e Município de Almeida, no sentido da separação dos lixos orgânicos e à canalização dos mesmos para a elaboração de compostagem na ASTA, com vista ao tratamento das terras que já cultivamos e nos foram cedidas pelos habitantes da aldeia.

Entretanto ganharam forma as nossas intenções. Com o apoio do Montepio Geral, foi possível a aquisição de um terreno, denominado “Os Três Sois” e o início do processo de compostagem e alojamento dos vários animais que possuímos, processo reforçado pelo Prémio  da Fundação Manuel António da Mota (2010) que nos permitiu ainda, adquirir as alfaias necessárias para o reforço da nossa agricultura e a vedação dos respectivos espaços.

Acentuámos a nossa atuação  no cuidado da natureza e preservação da paisagem o que requer de nós mais saber e mais empenho na mudança de hábitos instalados.